Com permissão do tribunal o representante da área de Conservação pôde intervir e explicou ao magistrado o animal foi efectivamente caçado dentro da zona de protecção. O fiscal argumentou ainda que mesmo que o animal tivesse sido apanhado fora da área de Conservação sendo o pangolim uma espécie protegida os caçadores estariam a transporta-lo ilegalmente punível pela Lei nº 10/99 de 07 de Julho de 1999. Desde Outubro passado os governos de todo o mundo recomendaram o banimento total de todas as trocas comerciais envolvendo os pangolins africano e asiático e acordaram que todas as oito espécies fossem listadas no apêndice I da CITES, proibindo, dessa forma, todo o comércio internacional de pangolins e dos seus produtos. O @Verdade apurou que o Juiz da causa manteve a sua sentença de libertar os caçadores furtivos e ainda ameaçou de prisão os fiscais por alegadamente terem actuado for a da sua área de jurisdição. Aliás o advogado de defesa do furtivos chegou mesmo a argumentar que era impossível capturar o pangolim pois os mesmos caiam do céu.

Pangolin em mozambique 2017

Trata-se de um caso de evolução convergente, ou seja, quando espécies de grupos distintos evoluem para morfologias semelhantes.

qual ea importancia da lingua portuguesa em mocambique

O novo negócio da China preocupa. O comportamento dos vendedores faz crer que todos sabem que a venda do animal é proibida por lei. Ainda assim, os prevaricadores seguem impunes. Caça furtiva e sem quartel. Urge acabar o mal pela raiz. Pangolim desempenha uma função fundamental no controlo das espécies das quais se alimenta. Uma super população de formigas e térmites seria nociva ao ecossistema e sobretudo a agricultura. As regiões que já não possuem exemplares deste animal, ressentem-se da sua ausência. WAMPHULA FAX – 18. 12. 2013

Temos de reforçar a luta contra a caça furtiva e aumentar os nossos esforços anti-tráfico, de modo a reduzir a procura de produtos de animais selvagens em países como a China e o Vietname, " finalizou Hemley.

  • Lojas online em mocambique
  • Emprego em mocambique 2016
  • Pangolin em mozambique restaurant
  • Pangolin em mozambique map
  • Pangolin em mozambique video
  • A aveia engorda
  • Boladas de carros em mocambique
  • Microcredito em mocambique
  • Enfermeiro: Trabalhe Conosco | Médicos Sem Fronteiras
  • Pangolin em mozambique lyrics
  • Sites de namoro em mocambique

Curso de medicina em mocambique

Um grande impulso aos esforços visando salvar o mamífero mais traficado do mundo-o pangolin-foi dado durante a Décima Sétima Conferência das partes (Cop17), no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES) que teve lugar em Joanesburgo, África do Sul, de 24 de Setembro a 05 de Outubro. Durante o evento, os governos de todo o mundo recomendaram o banimento total de todas as trocas comerciais envolvendo os pangolins africano e asiático. Os governos acordaram que todas as oito espécies de pangolin (4 na África e outras 4 na Âsia) fossem alistadas no apêndice I da CITES, proibindo, dessa forma, todo o comércio internacional de pangolins e seus produtos. Ginette Hemley, Chefe da Delegação do WWF à conferência da CITES disse que esta é uma enorme vitória e uma boa notícia para os mamíferos mais traficados e, por isso, em risco de extinção. "Dando plena protecção aos pangolins, no âmbito da CITES, eliminamos qualquer dúvida sobre a legalidade do seu comércio, tornando assim mais difícil para os criminosos ao traficá-los, e aumentando as consequências negativas para aqueles que o fazerem", acrescentou.

Alimenta-se preferencialmente de formigas e térmites que captura usando sua língua viscosa. A reprodução é lenta e no máximo a fêmea gera dois filhotes. Em condições normais costuma ser mesmo um. As escamas endurecem, logo no segundo dia de vida, e o filhote costuma ser transportado nas costas pela Mãe. Assim, passeiam o dia inteiro procurando alimento e aparentando caminhar numa atitude pouco discreta. Na realidade, as regiões não urbanas, são mais propensas a presença de formigas e térmites, dai que mais facilmente se pode encontra um Pangolim. Sua aparição na região urbana só se justifica por estar procurando um novo morro e alimento. Convenhamos, procura alimento o tempo todo e abrigo para se refugiar, agora tão necessário, e continuar sua vida pacata vida. Ainda assim, as poucas pesquisas que realizadas, dão a indicação de existirem, em Moçambique, muito menos Pangolins que Leopardos. Qualquer um deles pertence a lista das espécies protegidas no mundo. Os tempos de paz e sossego do Pangolim começam a rarear.

Em suas obras, chama o pangolim por um sinônimo moçambicano: alacavuma, que vem de halakavuma, palavra bantu – na etimologia do dicionário da Porto Editora, sobra uma letra, e não faz sentido a separação em duas acepções – ambas tratam, afinal, do mesmo animal. Mas é, pelo menos, o único de nossos dicionários que traz esse sinônimo, próprio de um país que fala português.

A página inicial do Google Brasil traz hoje um jogo com um casal de pangolins. O pangolim é o mamífero da foto acima, coberto de escamas e que se alimenta de formigas; pouco conhecido no Brasil, seu nome vem do malaio. Em inglês, francês e em muitas outras línguas, escreve-se pangolin, com ene (para variar, está errado no dicionário Priberam), mas, em português, pangolim termina com -m. Isso porque é uma regra da língua portuguesa que palavras portuguesas ou aportuguesadas que terminam com som nasal (em geral escrito -n em outras línguas) são escritas, em português, com -m. É por isso que a capital da Alemanha, escrita Berlin em alemão (e em inglês, francês, etc. ) escreve-se Berlim em português – o mesmo valendo para o país africano – Benim, não Benin. Mia Couto, o mais conhecido escritor moçambicano, faz diversas menções ao pangolim em seus livros – segundo conta Mia Couto, " em muitas regiões da África se acredita que o pangolim habita os céus, descendo à terra para transmitir aos chefes tradicionais as novidades sobre o futuro ".

Assim, as comunidades pastorícias, sobretudo elas, capturam o animal e acto contínuo queimam-no vivo, no interior dos currais de gado. Esta atitude, de acordo com a crença, aumenta a fertilidade nos rebanhos. Existem pessoas que para afastar o "mau-olhado" usam anéis e fios feitos de escamas de Pangolim. Alias, as escamas são usadas, igualmente, na medicina tradicional. Não se conhecem os seus efeitos, porem todos que procuram um pouco mais de sorte fazem uso do recurso. Pangolim, inofensivo e por ironia do destino esta, então, condenado a trazer os sinais de prosperidade e a ser caçado, como se o humano não necessitasse mais de anunciadores de fartura. No sul de Cabo Delgado, mais para região de Montepuez, o Pangolim também anuncia bonança. Não obstante, encontram no bichinho valor agregado, pois agora descobriram que o podem comercializar. Agora o Pangolim enfrenta, como outros animais de grande porte, os efeitos de uma caça furtiva predadora, desumana e inexplicável. Comercializado em bacias cobertas de capulanas, ainda vivos, o animal chega a custar ate 3000 US$.

As prisões aconteceram numa instalação da concessão da EDN Ltd – uma empresa madeireira registada em Moçambique e localizada junto do Parque Nacional de Magoe. Esta foi a segunda vez, em menos de 12 meses, que cidadãos chineses foram presos por atividades ilegais ocorridas nas concessões de madeira da EDN. Segunda vez presos e segunda vez libertados. Detalhes terríveis do caso No início de Setembro, foram circuladas imagens de celular mostrando os madeireiros chineses torturando um pangolin. Eles ferviam o animal vivo. Em 24 de Setembro, os Rangers, uma força especial contra a caça furtiva, receberam informações de que três pangolins estavam em cativeiro na mesma instalação e em vias de serem abatidos. Agentes do SERNIC mobilizados pela ANAC solicitaram autorização para resgatar os animais e deter os implicados mas, devido ao feriado do 25 de Setembro, as autorizações não foram recebidas em tempo útil. A intervenção nas instalações da EDN só foi feita na tarde de 25 de Setembro; houve detenções dos implicados.

Thursday, 19 August 2021