Note-se, todavia, que nem todas as situações de cessação de contrato de trabalho possibilitam o acesso ao subsídio de desemprego. De facto, para que tal se verifique é necessário que o trabalhador seja considerado como estando numa situação de "desemprego involuntário", para além de ter de preencher as demais condições para o acesso a este tipo de prestações sociais. Ler notícia Ler próximo artigo Outras Notícias que lhe podem interessar A empresa pode negar-me acesso ao subsídio de desemprego?

Formulários - seg-social.pt

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si: Distrito Selecione um distrito primeiro Concelho Concelho

declaração situação desemprego segurança social

O Instituto de Emprego e Formação Profissional mantém serviços de atendimento presencial nos centros de emprego, mas, nesta fase, o aconselhável é mesmo fazer o registo e pedido de subsídio de desemprego online, sempre que possível. Quem se veja em situação de desemprego e opte pela modalidade de inscrição online nos centro de emprego deve antes de mais garantir que tem, primeiro, acesso à Segurança Social Direta, assim como registo na plataforma IEFP online. Siga as instruções passo a passo: 1. Registo na Segurança Social Direta (siga o link) Pode ser feito com o Número de Identificação da Segurança Social (NISS). É também possível fazer o mesmo registo com o cartão de cidadão, tendo leitor de cartão e respetivo PIN de acesso. Este passo é necessário para o acesso ao IEFP online. 2. Registo no IEFP Online (siga o link) De seguida, deve fazer o registo no IEFP online e fazer a autenticação com os dados da Segurança Social Direta. 3. Registo como candidato a emprego É preciso preencher os dados pessoais e também fazer o preenchimento do currículo profissional online.

declaração desemprego segurança social européen

Pergunte ao Advogado Todas as semanas, com a ajuda de quem melhor sabe, o Dinheiro Vivo dá resposta a questões relacionadas com o escritório, os impostos, o trabalho Tiago de Magalhães, advogado da CMS Rui Pena & Arnaut, responde aqui às questões de Direito Laboral. Envie o seu caso ou dúvida para A empresa pode negar-se a passar o documento para acesso ao subsídio de desemprego? Sempre que um trabalhador é despedido ou se despede, independentemente do motivo invocado ou forma de cessação do contrato de trabalho, tem direito a que lhe seja entregue, para além do certificado de trabalho, outros documentos destinados a fins oficiais, designadamente os previstos na legislação de segurança social. Destes, pode referir-se a declaração de situação de desemprego (a que corresponde atualmente o modelo RP5044 – DGSS). Em qualquer uma das situações, o trabalhador deverá solicitar a documentação à sua entidade empregadora. Na eventualidade de a empresa se recusar a emitir o referido documento, o trabalhador deverá contactar a Autoridade para as Condições do Trabalho que assegurará a emissão da respetiva declaração para situação de desemprego, que fará menção da recusa por parte da entidade empregadora.

De seguida, deve fazer-se a inscrição para emprego. 4. Pedido de subsídio de desemprego O passo seguinte é a apresentação do requerimento de subsídio de desemprego online. Caso a entidade empregadora ainda não tenha comunicado o fim do vínculo laboral, o trabalhador tem a opção de carregar a declaração necessária a comprovar a situação de desemprego. Mais informação sobre a documentação necessária pode ser encontrada aqui. 5. Tirar dúvidas e fazer marcações presenciais O IEFP mantém em funcionamento a linha 300 010 001 que permite fazer o esclarecimento de dúvidas sobre como proceder (de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 20h). É também possível pedi-los online, no e-balcão:. Além disso, e caso seja necessário ainda assim um atendimento presencial no centro de emprego da área de residência, é possível agendá-lo online através do portal Siga:. Vale também para agendamentos com o Centro Nacional de Pensões, Autoridade para as Condições de Trabalho e outras entidades da área da Segurança Social.

Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais

Além disso, há ainda a hipótese de fazer agendamentos diretos com os centros de emprego relevantes, via endereços de e-mail, disponibilizados nas páginas individuais de cada centro. Podem ser consultadas a partir desta página:. Maria Caetano é jornalista Dinheiro Vivo Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

  1. Jogos de tabuleiros
  2. Como fazer um poster
  3. Declaração situação desemprego segurança social
  4. Declaração desemprego segurança social network
  5. Declaração de desemprego segurança social
  6. Cortes de cabelo longo: veja opções para dar movimentos aos fios - Eu Total
  7. Cabeça de leão
  8. Programa bloco de esquerda caviar
  9. Pulseiras repelentes decathlon
  10. Lebron james idade
  11. Declaração desemprego segurança social services
  12. China - Ásia - Rede Consular - Portal das Comunidades Portuguesas
  1. Praca da liberdade porto
  2. Lei orgânica da psp
  3. Carros acidentados para venda
  4. Melhores filmes de animação 2017
Thursday, 19 August 2021