1. Hotel convento espinheiro

A actual capela remonta ao século XVII, tendo sido fundada por Frei Pedro da Conceição. O conjunto de paniéis que reveste o interior da ermida representa cenas da Vida da Virgem, e foi executado por diferentes autores. Os painéis monumentais do corpo da nave têm vindo a ser atribuídos a Manuel dos Santos. Também da sua autoria serão os dois painéis que ladeiam a porta principal e o tímpano semi-circular, este último com a representação do Pentecostes. A capela-mor, datada de 1690, é revestida por mármores de diversas cores, que se estendem à abóbada de caixotões. O retábulo, também de embutidos marmóreos finos, é atribuído a João Antunes, por ser muito semelhante a tantos outros traçados pelo arquitecto de D. Pedro II. Lenda da Peninha Conta-se que no reinado de D. João III, na terra de Almoínhos-Velhos, havia uma pastora muda que tinha o costume de levar as suas ovelhas a pastar ao cimo da serra. Certo dia, uma das suas ovelhas fugiu, deixando a jovem pastorinha desesperada em busca da tal ovelha.

Hotel convento espinheiro

  1. Convento da penha 3d
  2. Mojito receita portugal
  3. Quinta do convento
  4. Convento da peninha club
  5. Convento da penha horários
  6. Convento da peninha restaurant

Santuário / Convento da Peninha - Pq. Natural Sintra Cascais - Viral Agenda Os eventos publicados estão sujeitos a adiamento ou cancelamento devido ao surto de Coronavírus. Recomendamos que confirmem junto dos promotores se estes vão ocorrer. EN 247, Peninha Serra de Sintra 2710 Sintra - Sintra Passados SEX 13 ABR Hoje! ATÉ 14 SÁB 09 SET 10 SET

Data da experiência: junho de 2017 Espaço com muito potencial e que está praticamente votado ao abandono. A ermida foi vandalizada e está muito degradada. Uma pena. Data da experiência: julho de 2017

A capela-mor é toda forrada de um tapete de mármores de várias cores (branca, negra, rosada e amarela) e o altar tal como o púlpito, é revestido por belos embutidos do mesmo material e com as mesmas cores. Os azulejos da nave traduzem os 42 passos da vida da Virgem, de belo desenho que o Prof. Virgílio Correia diz poderem ser atribuídos a qualquer de dois pintores Italianos que, ao tempo viviam em Lisboa. São eles Júlio César de Femine e Vicente Baccarelli pois as figuras, diz, "são absolutamente italianas". O Prof. Virgílio Correia no seu livro já citado, chama especial atenção para o painel que se encontra na parte interna do tímpano, em que se divisam quatro anjos de movimentação muito elegante e graciosa, os quais envolvem uma data escrita no próprio azulejo – 1711. A imagem que se vê no altar-mor já não é a primitiva pois esta era tosca como refere a lenda e a que lá se encontra é já muito bem trabalhada e de rosto muito expressivo. No altar existem mais cinco imagens: Santa Rita de Cássia, S. Miguel Arcanjo, S. José, Santo Agostinho e ainda outra não identificada segurando um báculo.

Portugal / Região de Lisboa / Lisboa / Sintra Serra de Sintra, 2710 Sintra - Sintra Informação Excursão de 1 Dia a Sintra, Azenhas do Mar e Cascais Neste local podemos observar rochas que constituem o Maciço Magmático de Sintra. Este maciço gerou-se há cerca de 80 Ma a grandes profundidades, sendo a rocha dominante o granito. Para além do granito encontram-se também outras rochas como por exemplo o sienito que aqui ocorre. Na Serra de Sintra é possível observar paisagens em que se destacam amontoados caóticos de enormes blocos de rocha arredondados, constituindo o que se designa por "caos de blocos". Estas rochas são essencialmente de composição granítica e sienítica, tendo as edificações da Peninha sido construídas no alto de um destes amontoados de rocha sienítica. O Santuário da Peninha insere-se num conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da formação do reino de Portugal e hoje abandonada) e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que se assemelha a uma fortificação, construído no ano de 1918.

Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor. Descarregue a nossa App gratuita.

D eflagrou este sábado à noite um foco de incêndio na freguesia de Colares, na zona do convento da Peninha, na serra de Sintra. De acordo com fonte da GNR de Sintra, os meios deslocados para o local ainda estão a proceder ao ataque inicial, não sendo possível determinar se há ou não alguma estrutura em risco. As chamas lavram, no momento, numa zona de mato. O dispositivo destacado, por volta das 23h30, compreendia 109 operacionais apoiados por 32 veículos. A zona do convento da Peninha situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais. [Notícia atualizada] De acordo com fonte da GNR de Sintra, os meios deslocados para o local ainda estão a proceder ao ataque inicial, não sendo possível determinar se há ou não alguma estrutura em risco. As chamas lavram, no momento, numa zona de mato. O dispositivo destacado, por volta das 23h30, compreendia 109 operacionais apoiados por 32 veículos. A zona do convento da Peninha situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais. Seja sempre o primeiro a saber.

Quem construiu a terceira capela da Peninha foi Pedro da Conceição que segundo nos diz Raul Proença no seu guia de Portugal, era canteiro de seu ofício e homem iluminado, que se deixou prender pelo lugar e, de seus pulsos sobre a rocha colossal, ergueu aquele oratório à virgem da Peninha. Foi ele que lavrou os degraus de pedra dura que lhe dão acesso e calçou a tijolo o eirado. Os degraus actuais não são os primitivos. Diz também Raul Proença que até à data da construção deste pequeno templo, nos finais do século XVII a imagem estivera na capela de S. Saturnino". Pedro da Conceição, que então tinha 28 anos, construiu o templo com algumas esmolas que obteve e ainda com o auxílio do rei D. Pedro II, o que confirma que a construção é dos finais do século XVII, pois o dito monarca iniciou o seu reinado após a morte de D. Afonso VI, ocorrida no Paço de Sintra em 12 de Setembro de 1683 (dez anos depois da derrocada da segunda capela), mantendo o ceptro até 1706, ano em que morreu, tendo sido apenas regente desde 1666, após a deposição de seu irmão.

Thursday, 19 August 2021